terça-feira, 20 de outubro de 2009

Paulista, Paulistana e São Paulina

Quem visita São Paulo diz que a cidade é cinza. Sempre nublada, muita poluição, tenho amigos que dizem que São Paulo é triste. E acho que esta é a palavra certa. Vi uma pesquisa que avaliava o quanto as pessoas se consideram felizes, de uma maneira geral (e bem geral) as pessoas de países mais desenvolvidos se consideram tristes e as pessoas de países mais pobres se consideram felizes. No meu ponto de vista este aspecto é influenciado pela complexidade e inquietação que envolve a vida das pessoas nos países mais ricos. São mais inteligentes e, portanto é mais difícil de alcançar a satisfação. Enquanto na simplicidade dos países pobres ninguém está muito preocupado com a política e com o planeta por exemplo, e vão deixando a vida levar...
São Paulo é triste. Se fosse uma pessoa estaria divagando entre filosofia e religião. Estaria ouvindo musicas depressivas e questionando a própria existência. Se fosse uma pessoa seria alguém subversivo. E é por isso que eu amo essa cidade.
Eu amo o dia cinza, eu amo quando chove e eu amo ficar parada no transito. Sério mesmo, se eu não estiver atrasada eu gosto de transito: ouço o Pânico na rádio, brinco de MSN no SMS leio a Veja, leio a Super Interessante e estudo para as provas. Acho que aprendi mais no caminho da faculdade do que na Instituição propriamente dita.
Eu amo meus amigos da zona norte, sul, leste e o oeste. Eu amo meus amigos do centro velho e do centro novo. Eu amo meus amigos de Guarulhos, de Santo André, de São Bernardo, de Osasco, de Diadema, de Carapicuíba, de Itapecerica e do Taboão.
Eu amo ir ao teatro e ao cinema. Eu amo os restaurantes de comida indiana, tailandesa, mexicana, italiana, chinesa ... e ainda sobra espaço para amar o Burger King e o Mcdonalds. Alguém falou em Big X Picanha?
Eu amo ir ao Morumbi e gritar: Vamo São Paulo! Vamo São Paulo! Vamo ser campeão!
Eu amo a Avenida Paulista e a sensação de caminhar entre as transações financeiras mais importantes do país.
Eu amo todas as livrarias de estilo mega-store.
Eu amo a Virada Cultural, o Anima Mundi e o Salão do turismo.
Eu amo a Pinacoteca, o Museu da Língua Portuguesa, o MAM, o MAC e o Museu do Ipiranga.
Eu amo o Prédio do Banespa, o MASP, o Teatro Municipal, a Catedral da Sé e todos os orgasmos arquitetônicos.
Eu amo as pessoas que se divertem com a roupa que estão vestindo.
Eu amo ir à Vila Olímpia e achar que eu sou mais velha que todo mundo. Eu amo ir à Vila Madalena e achar que eu sou mais nova do que todo mundo. Eu amo ir à Rua Augusta e achar que eu sou mais normal do que todo mundo.
Eu amo passeios no shopping, no boliche, no videokê, no Ibirapuera e no Playcenter. E vou fazer tudo isto até os 80 anos. 
Eu amo falar que meu professor de teatro está em cartaz, mesmo tendo saído do curso há alguns anos.
Eu amo o cheiro de conhecimento das universidades tradicionais.
Eu amo andar de metrô e a sensação de que a vida andou mais rápido.
Eu amo a 25 de março e o Bom Retiro.
Eu amo o Teatro Mágico.
Eu sei que você já deve estar bufando e pensando em todos os problemas de São Paulo. Eu também penso, eu odeio a violência, o caos dos ônibus e, sobretudo odeio o descaso com a educação. Odeio a falta de respeito e a ostentação. Odeio o frio congelante do inverno e o calor derretante do verão. Odeio os preços abusivos das baladas e das roupas de grife. Odeio o preço absurdo cobrado pelos taxistas. Odeio o preço do aluguel e do custo de vida em geral.
Mas eu só odeio tudo isso porque eu amo São Paulo. E se eu dia eu for morar em outro lugar a mudança sempre será de caráter provisório. Qualquer uma pode ser a minha cidade, mas São Paulo é o meu lar.
Agora tenho que ir. Se eu perder este trem que sai agora às onze horas, só amanhã de manhã...

6 comentários:

  1. Nossa, isso que é declaração de amor a uma cidade.
    Eu não amo a cidade onde nasci e nem amo Salvador, onde vivo. Gostei de Aracaju, Curitiba e até Brasília, mas não amei nenhuma delas quando as conheci.
    Isso me faz ter certeza de que poderia me mudar pra qualquer lugar que eu quisesse. Inclusive São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. como diria o KIABBO

    eu concordo com tudo isso ai q vc falou!


    MESMO!

    post melhor só se fosse meu, hahahahahaha

    amei!

    bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi fernanda! obrigada pela sua visita no meu blog. Moro aqui do lado em São José dos Campos, mas os preços abusivos de moradia e alimentação não são muito diferentes. E não tenho as regalias culturais que vc tem aí, embora qdo não tinha filhos eu usufruia as vezes, pois é tão perto...Enfim, morar no interior não é mais tão vantajoso, a não ser que seja interior bem interior. Quanto mais longe de SP mais fica, eu acho rsrs
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Não gosto da vida em São Paulo, muitas vezes tenho a impressão que aqui não tem quase nada para fazer, exceto compras. Frequentemente penso que aqui é uma cidade de interior gigantesca. De todo jeito, penso diariamente em sair daqui e morar no campo, mas sei que isso não vai acontecer...
    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernanda,

    Morei os dois ultimos anos em sampa e apesar de todos os problemas da cidade, gostava muito do lugar, sinto muitas saudades!
    Sabe o que mais me incomodava?? O friiio...Sou pernambucana, o sol ferve as 7 da manha, e foi bem difícil me adaptar. Hoje, morando no Rio, a coisa ta mais parecida com a cidade natal.

    Qto ao café amiga, pularemos juntas da janela, haha.

    beijocas

    ResponderExcluir
  6. Ai Aline q post mais lindo de legal de fofo.
    E eu tb concordo com td q vc falou. Curto pegar um mêtro e descer no CCSP, na consolação pra ir na Liv. Cultura, passar na casa do pão de queijo e por aí vai.
    Ônibus e metrô ajudam a estudar =]
    Td ajuda, se vc sabe como fazer.
    Achei super legal vc falar "Amo o Teatro Mágico", é como se fosse uma das marcas registradas da cidade =]
    Amo vc, Aline.

    ResponderExcluir