segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Emaranhado

O que eu vou escrever hoje é um emaranhado de coisas que li e ouvi, mas nem lembro mais onde.
Quero falar sobre culpa.
Quero falar sobre perdão.
Existe a falsa culpa e a verdadeira culpa. A falsa é aquela que faz você se preocupar com a conseqüência direta para você, é a culpa egoísta: “nossa, quando fulana souber, ela vai acabar comigo”. A verdadeira culpa é aquela que te faz pensar nos sentimentos da outra pessoa: “como será que ela vai se sentir”.
Percebo hoje nas pessoas uma dificuldade enorme de pedir desculpas. Parece mais fácil fingir que nada aconteceu e acumular certa mágoa e ressentimento. Já dei aqui minha opinião a respeito de ressentimento, a pior coisa do mundo é sentir e ressentir algo que te fez mal e que vai continuar fazendo.
Como diria Shakespeare: “Ressentimento é tomar veneno esperando que o outro morra”.
Tudo que passa pela esfera do pensamento se torna sentimento. Basta só um pouquinho de dedicação. Mesmo que aquela pessoa não tenha pedido perdão decida você perdoar, pense nisso com vontade e em pouco tempo essa será a realidade do seu coração.
O fato de não liberar perdão faz você não merecê-lo diante de Deus. É automático, simples como apertar um botão de liga/desliga.
Tão importante quanto é se sentir perdoado. Pedir desculpas torna a vida mais leve. A bagagem do remorso é uma das mais pesadas. Se você não tem mais a oportunidade de falar com a pessoa, converse com Deus. O que Deus perdoou Ele esqueceu. O que Ele esqueceu eu não preciso me lembrar.
A opinião de algumas pessoas em relação ao nosso idioma é curiosa, acreditam que o português é mais rico se comparado ao inglês, por exemplo, pelo fato de ter mais que o dobro de palavras. Eu discordo pois acho que uma palavra carregando tanto significado é tão criativa quanto. Me enrolei né? Vou explicar. A palavra SORRY pode significar “me desculpe” ou “sinto muito”, a grande tacada é quando significa as duas coisas, ou seja, você só precisa de quatro letrinhas para dizer: “Me desculpe eu sinto muito”.
As palavras são ferramentas, use para o bem. Tenha pensamentos de paz a respeito dos seus semelhantes. Perdoe para ser perdoado.
O amor e o perdão dependem entre si, um não existe sem o outro. Se misturam e se confundem em suas características. Amar é conseguir perdoar e perdoar é conseguir amar.
Assim como o amor, o perdão é contagioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário