quarta-feira, 22 de julho de 2009

Chique é ser inteligente

Uma vez durante o almoço uma amiga minha me pediu para acompanhá-la no banco porque ela tinha que pagar a Cláudia. Que Cláudia? Não conheço ninguém com esse nome. E ela falava com aquela intimidade de “eu conheço e você conhece”. Foi quando ela me explicou que era a revista Cláudia, da qual ela já é assinante faz algum tempo.
O fato é que eu tinha um enorme preconceito com essas revistas, sempre achei que não acrescentaria nada na minha vida. Vocês devem se lembrar de uma propaganda, não lembro de qual revista exatamente, em que a moça conseguia abrir um vasilhame e depois de refletir por um segundo tornava a fechá-lo e pedia para o namorado “Amor, abre prá mim?”.
Sempre que minha mãe trazia uma revista dessas para casa eu nem perdia meu tempo. Um amigo estudante de publicidade disse que eles avaliaram as capas destas revistas e as respectivas “fórmulas de vendagem”:
Precisa ter um número bem grande – 20 looks que vão arrasar neste verão
Precisa ter algo bem explícito falando de sexo – Horóscopo Sexual: Os astros dizem o que ele quer
Precisa ter algo sobre dieta - Emagreça brincando: A nova moda das academias
E por aí vai...
Sempre achei que estes assuntos seriam tratados com redundância e portanto deixava as tais revistas no final da minha lista de prioridades de leitura. O detalhe é que eu quase nunca chegava nem na metade da lista, ocorre que 2009, este meu “ano sábatico”, me levou por caminhos nunca dantes navegados e eu fui me surpreendendo positivamente.
Vou falar apenas da Marie Claire. Muitos depoimentos, reportagens sobre comportamento e assuntos de maior relevância até.
Estive lendo uma bem antiga e vi uma reportagem bacana sobre amizade feminina. As pessoas têm aquele preconceito de que mulher é concorrente e nunca é amiga mesmo, coisa que eu sempre discordei. Os homens adoram provocar dizendo que a inveja está acima de qualquer amizade feminina. O que contraria os estudos da psicóloga Jan Yager, pesquisadora das relações de amizade há quase 30 anos.
Ela afirma que as brigas entre mulheres aparentam maior freqüência pelo seguinte: os homens quando têm uma briga preferem abandonar aquela amizade, escolhem não expressar seus sentimentos, enquanto as mulheres podem ter brigas homéricas, mas lutam por suas amizades que acabam sendo mais duradouras.
As mulheres são bem mais capazes de perdoar.
Outra diferença é a vida de casado, depois do casamento os homens se afastam muito mais dos amigos e a esposa acaba se tornando sua confidente enquanto as mulheres conseguem manter suas amizades profundas.
A melhor parte da reportagem é quando a psicóloga dá uma dica sobre como identificar as amizades importantes em nossa vida: “Simples, para quem você liga quando alguma coisa muito boa ou muito ruim acontece? Se essa pessoa não estivesse mais por perto sua satisfação geral com a vida diminuiria? São essas amigas que vão fazer diferença na sua vida.”
Como eu costumo dizer: “Friendships never ends”
Esse é meu post de FELIZ DIA DO AMIGO. Um pouco atrasado admito, mas amigo é assim mesmo: tarda, mas não falha.

2 comentários:

  1. Feliz dia do Amigo, Lindona!! Atrasado mas presente sempre.
    Eu particularmente não gosto dessas revistas, exceto algumas matérias até interessantes. Mas os looks são dispensáveis porque apesar de vc gostar de uma roupa ou outra, tem q ter muito NADA pra fazer, pra sair procurando o modelo colocado na revista.
    Isso não interfere em nada na minha vida, bem como as preferências de homens e mulheres na cama e sexo assim ou sexo assado, q sempre tem nessas Cláudia's e Nova's da vida. Até porque, na maioria das vezes eu não concordo com as estatísticas das revistas.
    Do tipo, "fulano de tal é eleito o mais sexy do mundo".
    Pra ser o mais do mundo eu acho q o mundo inteiro deveria ser consultado e concordado unanimemente e como eu sei q não é isso o q acontece, acho isso uma glamourização fútil.

    ResponderExcluir
  2. "Simples, para quem você liga quando alguma coisa muito boa ou muito ruim acontece?"

    Ja vi isso num filme :p

    Mais as revistas conseguem ser futeis a um nivel astronomico, apesar que vende né :p

    ResponderExcluir